Goiânia - GO


Projeto Circo no Bosque prevê a apresentação gratuita de seis espetáculos e a realização de três oficinas para público de todas as idades, sempre aos domingos, em Goiânia, durante os meses de agosto e setembro. No mini teatro de arena do Bosque dos Buritis, no dia 4, às 17 horas, é o grupo Boca do Lixo (Anápolis), que abre a programação, dividindo a cena com a Cia Os Kaco, proponente deste trabalho, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
O programa do segundo domingo de atividades, 11 de agosto, conta com atração internacional do Minúsculo Circo Caracol (Argentina), além da Cia Itinerante Tem sim Sinhô (Anápolis) e o também anapolino Palhaço Sucata. O público que comparecer ao Bosque dos Buritis no dia 18 de agosto encontra um espetáculo coletivo todo dedicado à linguagem Clown com o Palhaço Zé Linguiça (Fábio Nunes), o Palhaço Boca Aberta (Marcus Vinicius) e o Palhaço Mocotó (Marcelo Marques), todos atuantes em Goiânia. Para fechar o mês, sempre às 17 horas, será a vez do Grupo Trip Trapo, atuante na capital.
O Circo no Bosque começa setembro com o grupo Só querê Fazê, coletivo de artistas de rua formado durante o VII Encontro Goiano de Malabares e Circo. O grand finale fica por conta do Circo Lahetô, um dos maiores centros formadores de artistas circenses no Estado, vencedor de prêmios nacionais, que compartilha o picadeiro ao ar livre com a Cia Os Kaco, presente em todos os espetáculos. 913955_637997022882600_1883402800_o
Cultura e Meio Ambiente
Para os artistas participantes, Circo no Bosque é uma oportunidade de fortalecimento da arte circense na capital goiana, formação de público, aprimoramento de técnicas e integração da comunidade artística que atua nas ruas e sob a lona de circo. O projeto valoriza ritos e costumes que garantem a sobrevivência desse segmento artístico – um dos mais antigos da humanidade –, baseada na união de grupos e de suas especialidades para a constituição de espetáculo com variedade de números, e a preservação da cultura do chapéu, para arrecadação do cachetsimbólico que substitui o pagamento de ingresso.
Segundo a Cia Os Kaco, o trabalho também contempla o resgate e a apropriação de espaços públicos pouco ocupados pela população goiana. “Muitas vezes, nem mesmo quem frequenta regularmente o Bosque dos Buritis sabe que existe ali um mini teatro de arena”, comenta Carlos Eduardo Olivie, o palhaço Kadu. Outro aspecto cultural envolvido no projeto é o estímulo ao reaproveitamento de materiais (como garrafas pet, pneus, cabos de vassoura) para a construção de aparelhos e adereços, usados nas oficinas. foto 1
Oficinas
Os palhaços Carlos Eduardo Oliviê (Kadu) e Jairo Molina (Colombia) ministram as oficinas de Equilíbrio (11/08), Circonsciente (25/08) e Acrobacia (08/09), sempre às 9 horas, também no mini teatro de arena do Bosque dos Buritis. As atividades são gratuitas e dedicadas a todas as faixas etárias. Crianças menores de sete anos deverão estar acompanhadas de pais ou responsáveis.
A oficina de equilíbrio possibilita ao participante o contato com técnicas  tradicionais milenares de equilibrismo como caminhar sobre a corda bamba, tranca (antipodismo), parada de mão e parada de cabeça. Os palhaços também demonstram a prática de técnicas contemporâneas como equilíbrio na Slackline, uma fita tencionada em duas bases a 50 centímetros ou a um metro do chão, com variação no comprimento, onde o praticante atravessa caminhando e realizando truques em cima do aparelho. “A concentração é fundamental para o desenvolvimento da técnica e a prática desta modalidade exercita a auto-confiança, preparo físico e metal”, comenta Kadu.
Malabarismo é a técnica circense compartilhada na oficina Circonsciente, que trás noções de manipulação de objetos e confecção de brinquedos de malabarismo feito com materiais reaproveitados. “A educação ambiental e o circo dialogam muito bem e a mensagem que fica é tanto eficiente quanto divertida”, ressalta Jairo Molina. Segundo ele, o malabarismo trabalha auto-conhecimento, à medida que revela limitações, bem como a coordenação motora, visão espacial, ativa os reflexos e exercita disciplina.
A terceira e última oficina é a de Acrobacia para duplas, com experimentações de portagem coletivas (pirâmides). De acordo com os integrantes da Cia Os Kaco, a prática acrobática estimula a coragem, atenção, concentração, equilíbrio, coordenação, força muscular e flexibilidade. “Se estivermos atentos, estaremos também refletindo sobre valores como respeito as limitações do próximo, organização, disciplina e estímulo ao trabalho coletivo”, completa Kadu.
Assessoria de imprensa: Larissa Mundim – zeroum comunicação (9968 1658)Cia Os Kaco:Marcela Pultrini – 85182015 │ Taiana Martins – 91057601 │Kadu Oliviê – 8206-5875
Serviço:
Projeto Circo no BosqueLocal: Mini Teatro de Arena do Bosque dos Buritis, Goiânia

Dia: 04/ago (domingo)
Espetáculo: 17 horas

Projeto Boca do Lixo (Anápolis): 17 horas
Cia os Kaco (Goiânia)
11/ago (domingo)
Oficina de Equilíbrio – 9 horas
Espetáculo – 17 horas
Minúsculo Circo Caracol (Argentina)
Cia Itinerante Tem sim Sinho (Anápolis)
Palhaço Sucata (Anapolis)
Cia os Kaco (Goiânia)
18/ago (domingo)
Espetáculo – 17 horas
Palhaço Zé Linguiça (Goiania)
Palhaço Boca Aberta (Goiania)
Palhaço Mocotó (Goiania)
Cia Os Kaco (Goiânia)
25/ago (domingo)
Oficina Malabares – 9 horas

Espetáculo – 17 horas
Grupo Trip Trapo (Goiania)
Cia Os Kaco (Goiânia)
01/set (domingo)
Espetáculo – 17 horas
Só querê Fazê: Coletivo de Artistas de Rua do VII Encontro Goiano de Malabares e Circo
Cia Os Kaco (Goiânia)
08/set (domingo)
Oficina de Acrobacia – 9 horas
Espetáculo – 17 horas
Circo Laheto (Goiânia)
Cia Os Kaco (Goiânia)

 OLHA SÓ PESSOAL!!! ACONTECE TODOS OS DOMINGOS DE AGOSTO E SETEMBRO!

17HORAS NO BOSQUE DOS BURITIS!

ESPETÁCULOS E OFICINAS DE CIRCO!



#######################
Assista no Youtube:
Espetáculo Circo Dos KACO 
######################


Almanaque
--------------------------------------------------------------------------------------

 Primeiro Dia
Abertura do Projeto Circo no Bosque - 2013
 Dia:  04 de agosto de 2013
Espetáculo:  "Do  lixo bela fauna e flora , poesia, canto, e viola."
Artistas: Projeto Boca do Lixo
Apresentação: Cia Os KACO
Produção: Mutamba Criativa
Foto: Dernísio Neto

Segundo Dia 
Abertura do Projeto Circo no Bosque - 2013
 Dia:  11 de agosto de 2013
Espetáculo:  Circo no Bosque
Oficina: Equilibrio
Artistas: Cia Itinerante Tem Sim Sinhô + Sucata + Minusculo Circo Caracol
Apresentação: Cia Os KACO
Produção: Mutamba Criativa
Foto: Layza Vasconcelos






Terceiro Dia 
Projeto Circo no Bosque - 2013
 Dia:  18 de agosto de 2013
Espetáculo:  Circo No Bosque
Artistas: Zé Linguiça e Boca Aberta + Mocotó
Apresentação: Cia Os KACO
Produção: Mutamba Criativa
Foto: Layza Vasconcelos




Quarto Dia
Projeto Circo no Bosque - 2013
 Dia:  25 de agosto de 2013
Espetáculo:  Circo no Bosque
Artistas: Trupe Tripe Trapo
Oficina: Circonsciente
Apresentação: Cia Os KACO
Produção: Mutamba Criativa
Foto: LAyza Vasconcelos









Quinto Dia 
Projeto Circo no Bosque - 2013
 Dia:  01 de setembro de 2013
Espetáculo:  Circo no Bosque
Artistas : Coletivo É Só Querê Fazê
Apresentação: Cia Os KACO
Produção: Mutamba Criativa
Foto: Layza Vasconcelos


Sexto Dia 
Encerramento do Projeto Circo no Bosque - 2013
 Dia:  08 de setembro de 2013
Espetáculo:  Circo no Bosque
Artistas: Circo Lahetô
Apresentação: Cia Os KACO
Produção: Mutamba Criativa
Foto: Layza Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cia Os KaCo

Minha foto
CERRADO, Brazil
Depois que tudo acaba, resta só Os Kaco! A “Cia Os Kaco” é uma companhia que tem em seu escopo de trabalho, espetáculos e números com foco em apresentações nos espaços públicos e na rua, praças, feiras, parques e outros. Oferece serviços na área de circo e teatro de rua, cursos e oficinas de técnicas circenses e de construção de equipamentos. Fundada em 2009 na cidade de Goiânia pelos artistas Kadu Olivie e Jairo Molina, e atualmente com uma equipe fixa de 4 pessoas, Marcela Pultrini (Produtora Cultural) e Bruno Kalss (Cientista Social), se definem como uma organização circense social, por não visar apenas a produção da arte como um fim, mas como uma ferramenta de conscientização e valoração sociocultural, educativa e ambiental. Desde julho de 2013 residem na região de Taquaruçu, município de Palmas, capital do Tocantins, onde atuam com um Projeto de Circo Social com atividades semanais de educação em artes circenses, trabalhando ensino-aprendizagem como forma de transformação sociocultural, formando cidadãos e artistas pela região.